Shanti Shala

Yoga Terapêutica ou Yogaterapia

“Mesmo que seu corpo esteja doente não deixe que sua mente fique doente” (Buddha)

Yoga Terapêutica ou Yogaterapia é a cura através do yoga. Utiliza as mesmas técnicas, porém modificadas, no tratamento das mais diversas gamas de doenças e problemas corporais, inclusive os crônicos.

Antigos Yoguis perceberam que a cura para uma grande série de doenças, não só as corporais, estavam dentro de nós mesmos. Através da Yoga Terapêutica ou Yogaterapia podemos curar partes do corpo que se encontram lesionadas ou desequilibradas devido a uma postura inapropriada. Moléstias essas criadas por ignoramos por anos algumas partes do nosso corpo.

Yoga Terapêutica ou Yogaterapia, se concentra e analisa os sintomas com as técnicas do yoga aliadas as Tradições Ayurvédicas, ajudando no processo de superação das dificuldades e até mesmo da cura.

A flexibilidade física torna as articulações mais saudáveis, e a flexibilidade mental, torna os pensamentos mais harmoniosos e conseqüentemente as emoções mais suaves. Nosso intuito é favorecer a flexibilidade interna e externa, propiciando um melhor convívio consigo e com os outros.

Essas aulas têm como objetivo levar ao aluno a compreender que a doença é expressão de uma desarmonia em níveis mais profundos do ser, e que não deve ser considerada um mal, e sim uma mensagem de transformação. Desta forma, a “doença” passa a ser percebida como crise de cura e direciona o indivíduo a uma jornada rumo ao autoconhecimento e a plenitude.

A Yoga Terapêutica ou Yogaterapia trabalha com posturas, alongamento, flexibilidade, fortalecimento, alimentação, respiração e atitude mental. Uma forma de terapia focada no Tratamento Holístico (disfunções somáticas, psicológicas, aflições, emoções e problemas físicos).